Baleia encontrada morta na costa de Arraial é removida neste domingo (8)



A carcaça da baleia Jubarte que foi encontrada encalhada na Ilha dos Porcos, em Arraial do Cabo, foi removida na manhã deste domingo (8). Equipes de pescadores, mergulhadores e órgãos ambientais foram mobilizadas para tentar rebocar o corpo do animal para alto mar na tarde de sábado (7), mas as condições marítimas impossibilitaram o trabalho. O animal tem 10 metros e cerca de 20 toneladas, estava preso às pedras, já em estado de decomposição. 



De acordo com a Guarda Ambiental Marítima de Arraial do Cabo, a operação conjunta foi bem sucedida, contando com o apoio da GMA, INEIA, FIPAC e do Mergulhador Jorginho, especializado em resgate sub aquático. A remoção também contou com o ajuda das embarcações de turismo, Piratas do Caribe e Garota do Cabo.

O animal foi levado para alto mar, sendo deixado em local analisado, de acordo com a correnteza para que não tenha risco de que volte para a costa. Se a carcaça encalhar em uma praia, por exemplo, terá que ser enterrado, não podendo ser levado de volta para o mar. 











Nenhum comentário