Encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes de diversos órgãos da área.

Por Juliana Rodrigues. 

Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu o Conselho Municipal de Segurança, na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo. O encontro reuniu representantes de vários órgãos de segurança pública do município. Foram discutidos vários temas como ordenamento, fiscalização do comércio ambulante, crimes ambientais, entre outros assuntos.

Estiveram presentes na reunião, a Delegada Flávia Monteiro, da 126ª Delegacia de Polícia Civil, o Comandante Bernasconi, da 6ª Cia de Polícia do 25º Batalhão da PM, além do Chefe de Licenciamento de Fiscalização de Posturas, Cássio Nascimento, representando a Secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo. O encontro foi comandado pelo Presidente do Conselho de Segurança, Nelson Cordeiro.

O Comandante Bernasconi, da Polícia Militar, informou sobre o reforço de policiais nos distritos de Figueira, Monte alto e no Centro de Arraial, para a alta temporada. A Delegada Flávia Monteiro, relatou que com relação ao combate ao tráfico de drogas, a cidade fecha o ano com balanço positivo, tendo sido removida uma média de 20 traficantes do município, além de várias intervenções no planejamento do tráfico na cidade.

O Conselho também contou com a participação do Inspetor da Guarda Municipal, Carlisson Lisboa, que falou sobre o planejamento da Secretaria de Segurança Pública para esse período, com relação à prevenção de incidentes nas praias, envolvendo crianças perdidas. “Estamos estudando a instalação de uma tenda nas praias principais, onde será entregue pulseiras de identificação, com nome e telefone, para entrar em contato com o responsável da criança perdida”, informou o inspetor. Além disso, Carlisson também falou que a Guarda Municipal também receberá reforço para ajudar no ordenamento no trânsito durante a alta temporada.

Quanto ao comércio ambulante, o Chefe de Licenciamento, Cássio Nascimento falou sobre as mudanças e melhorias que ocorreram nessa área. “Todos os vendedores ambulantes receberam treinamento, durante uma semana na Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária e a partir do dia 1º de janeiro todos estarão trabalhando uniformizados e devidamente identificados com crachás, de acordo com a área em que trabalham”, explicou Cássio.

Ainda sobre o comércio ambulante, Leonardo Coutinho, Coordenador de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Segurança Pública, concluiu que “a ideia é fazer com que esses vendedores sejam protetores das nossas riquezas naturais e entenderem que são elas que mantêm a principal fonte de renda da cidade, que é o Turismo”, afirmou ele. O setor de Posturas também é responsável por coibir a perturbação do sossego, bloqueio de passeio público, além de outras infrações. O telefone para denúncias é 2622-0199.

COMBATE A CRIMES AMBIENTAIS

Com a aproximação da alta temporada, os moradores também ficam preocupados com a incidência de crimes ambientais, já que é um período em que a cidade recebe milhares de visitantes e muitos deles não respeitam o local, jogando lixo nas praias e no mar, degradando a fauna e flora marinhas.

De acordo com Mauro Gonçalves, Coordenador da Guarda Ambiental, quem presenciar qualquer infração desse tipo, como pessoas provocando queimadas, veículos nas praias, além de churrasqueiras e caixas de som, deve denunciar através da Central 199.

A Guarda Ambiental também trabalha junto com a Capitania dos Portos, fiscalizando embarcações que se aproximam muito da faixa de areia, o que pode provocar acidentes, envolvendo banhistas. O órgão também é muito atuante no combate a pesca predatória na costa de Arraial do Cabo.


Postar um comentário

 
Top