Programação teve início no dia 17 de novembro com diversas atividades na cidade. 

Repórter Vinícius Pereira 

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência da Igualdade Racial, realizou entre os dias 17 e 29 de novembro, uma série de atividades em comemoração ao dia da Consciência Negra. A palestra de abertura, no dia 17 tratou do Feminismo Negro, com a palestrante Claudia Gregório, abrindo portas para diversos outros debates ao londo da programação que encerrou-se nesta quarta-feira, com o Desfile da Beleza Negra.

A Marina dos Pescadores na Praia dos Anjos também virou palco das festividades promovidas pelo Movimento Negro. No dia 18, o Grupo de Percussão Tambores Urbanos agitou o local, chamando a atenção não apenas dos moradores, mas também dos turistas que passavam o dia na cidade. O objetivo da apresentação foi sensibilizar as pessoas sobre as constantes lutas contra o racismo, usando a arte e a música através do contato instrumental, desenvolvimento cultural e emocional do público presente. 

Ainda dentro da programação, tomou posse no dia 20 de novembro no Circulo Operário, a nova Diretoria do Movimento Negro de Arraial do Cabo. Assumiram o presidente Adalirio Bueno, a secretária Maria Aparecida e tesoureira Isis Gabriele. Silvia Terezinha assumiu a comissão de educação, Lorena Souza a comissão de religiosidade e Janilse Freitas, a comissão de saúde. O movimento tem o objetivo de resgatar a memória do povo que batalhou por sua liberdade, além de lutar pelo direito dos negros nos tempos atuais e combater o preconceito.



Encerrando as atividades, o movimento realizou na Escola Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto, uma palestra sobre Cotas Raciais, com o palestrante Reginaldo Mendes Leite. Na Escola também aconteceu o Desfile da Beleza Negra, que teve como objetivo a valorização das raízes do povo brasileiro por meio de sua raça e cor, além de valorizar a auto-estima das crianças e adolescentes envolvidos. O público presente não perdeu nenhum detalhe, ficando atento a cada modelo, que vestiam roupas da cultura afro. 








Postar um comentário

 
Top