Secretaria de Educação de Arraial do Cabo realiza a abertura do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) na noite desta terça-feira (17)


O objetivo é capacitar professores da Rede Municipal que atuam na educação infantil, do pré I ao 3º ano


Por Vinícius Pereira. 

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na noite desta terça-feira (19), a abertura do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu na Casa do Educador e contou com a presença de profissionais da educação do município.

O PNAIC, foi criado em 2012, por meio de um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, juntamente com estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, promovendo a capacitação dos professores.



Márcia Valéria, coordenadora do PNAIC, acredita na importância da valorização dos alunos do município. "Quando se valoriza o que o aluno faz, ele cresce. Nós, professores, temos o poder de mudar o futuro dessas crianças. Precisamos fazer com que elas acreditem em nós, para que acreditem nelas" - afirmou a coordenadora.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem. Outro objetivo é fomentar o planejamento para futuras avaliações das situações didáticas, conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, tudo voltado para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.



A capacitação será realizada dentro do horário de trabalho dos professores, na Casa do Educador e será ministrada de forma gratuita. "O PNAIC veio para somar. O mesmo planejamento é direcionado para todos os professores, a mudança depende do olhar de cada um dos profissionais" - finalizou Márcia.

"Nos anos anteriores, a educação infantil não era contemplada pelo programa e agora os alunos do pré I, pré II, 1º, 2º e 3º anos estarão inseridos. Para todos nós, é uma satisfação muito grande participar desta formação continuada, pois temos que ser cada vez mais ousados. Quando se valoriza o que o aluno faz, só vai fazer ele crescer. Nós, professores, temos o poder de mudar o futuro dessas crianças. Precisamos fazer com que elas acreditem em nós, para que acreditem nelas" - disse Angélica Tosta, formadora do PNAIC.

Nenhum comentário