Projeto acontece na programação da semana do meio ambiente. O objetivo é mostrar alternativas para o turismo ecológico no Pontal do Atalaia, assim como promover um mutirão de limpeza e conscientização. 

Repórter Vinícius Pereira.


O domingo (4) promete ser de muita caminhada em Arraial do Cabo. A AMA Pontal do Atalaia está organizando o "Projeto Trilha Limpa", com o apoio da Pecsol, dos Escoteiros e da Fundação do Ambiente. A atividade é de educação ambiental, onde o principal objetivo é o bem estar e conscientização de seus participantes. 

A Trilha Rota dos Naufrágios, localizada no Pontal do Ataiala, possui beleza exuberante, sendo a mais bonita e rica histórica e culturalmente. Os trilheiros tem a oportunidade de passae por diversos pontos de onde é contada parte da história antiga e de guerras no Brasil que consecutivamente moldou parte da história da cidade. Sem contar o mergulho nas Prainhas do Atalaia e sua famosa escadaria. Da trilha é possível observar tanto o mar aberto quanto as águas protegidas da baía, tornando uma excelente rota para avistamento de aves e animais marinhos. O retorno da praia é de Jeep, deixando a trilha com apenas 7km e tornando a volta bem mais agradável. 

Jardineiras estarão fazendo o suporte durante todo o trajeto, para os escoteiros menores e as crianças que irão participar da trilha. O evento é de graça e aberto ao público. 

Atrativos do trajeto: Praia Grande, Mirante da Praia Grande, Naufrágio Imbetiba, Caminho dos Pescadores, Mirante dos Franceses, Mirante do Vigia, Sítio Arqueológico Ponta da Cabeça, Naufrágio do Uruguai, Naufrágio Dona Paula, Praia Brava, Mirante do Pôr do Sol, Ruína dos Telégrafos, Furna das Mulheres, Naufrágio Harllingen, Gruta da Parada, Boqueirão, Sítio Arqueológico do Boqueirão, Mirante dos Baixios, Prainhas do Atalaia, Gruta do Amor, Praia dos Anjos.

Sobre o projeto: 

São  realizadas caminhadas pelas trilhas do município com mutirão de limpeza e educação ambiental. No percurso são explicados os importantes pontos históricos, culturais e principalmente os fenômenos ambientais que moldam a paisagem do município cabista. Este projeto tem como principais apioadores o Parque Estadual da Costa do Sol, Fundação Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Pesquisa e Tecnologia,  Grupos de Escoteiros da Região dos Lagos e Trilhas Arraial Turismo de Aventura.

A Associação de Moradores e Amigos do Pontal do Atalaia, surgiu a partir da organização dos condôminos mediante aos grandes malefícios causados por um turismo predatório e de massa. A necessidade de se organizar e lutar por um ordenamento do turismo do Pontal do Atalaia fez com que a AMA Pontal participasse de diversas reuniões e conselhos estaduais e municipais. Neste evento o principal intuito da associação é mostrar alternativas para o turismo ecológico no Pontal do Atalaia, assim como promover um mutirão de limpeza e de conscientização de uma das trilhas existentes no local.

 


Postar um comentário

 
Top