Secretaria de educação diz que processo para compra já está em andamento. 

Repórter Vinícius Pereira 

Pais e alunos da rede municipal de ensino de Arraial do Cabo estão se mobilizando nas redes sociais em protesto à falta de uniforme nas escolas. De acordo com alunos o uso da roupa própria é frequente e muitos não possuem condições financeiras para comprar outras. "Estamos usando roupa de sair para ir estudar. Queremos fazer um abaixo assinado para levar na prefeitura e na Educação. Perguntamos a diretora da escola e ela não sabe nos informar quando os uniformes vão chegar." - disse a aluna Vivian Oliveira, do 8 ano, que estuda no CIEP Municipalizado da Prainha. 

A filha de Ana Paula, estuda em uma das escolas do município, a mãe reclama que um prazo não foi informado pela escola quanto a entrega dos uniformes este ano: "Estamos precisando de ajuda pois já estamos em maio e até agora nada de uniformes e nem previsão. Tenho dois filhos na rede municipal. Um de 11 anos e o outro de 13 anos.  Será que vou ter que comprar roupas para colocar eles para a escola?" 

Em nota a Secretaria de Educação de Arraial do Cabo informou que o processo para a compra dos uniformes já está em andamento. De acordo com a assessoria de comunicação, a SEMECCT não possui um Setor de Licitações e Compras próprio. Esse setor, subordinado à Secretaria Municipal de Administração, detém a expertise e a responsabilidade pelo processo licitatório de compra dos uniformes. A SEMECCT participou somente do procedimento que definiu as características dos uniformes (malha, cor, tamanho etc.).

A aquisição é realizada com recursos próprios do município, não podendo ser utilizada nenhuma verba federal, inclusive a do FUNDEB, que é destinada exclusivamente para fins pedagógicos e remuneração dos educadores. A Secretaria de Educação informou que o processo de aquisição está em andamento, cumprindo com os requisitos determinados em Lei (8.666/93), seguindo os trâmites internos, com acompanhamento dos setores de controle (Controle Interno) e jurídico (Procuradoria).

A SEMECCT disse ainda aguarda o final do processo licitatório para efetuar a distribuição dos uniformes. Uma data exata não foi informada. 

Postar um comentário

 
Top