Apresentadora irá participar da mesa redonda sobre o Panorama Nacional da Cultura Afro Brasileira



A apresentadora e atriz Regina Casé está confirmada na 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa, que acontece entre os dias 21 e 28 de março. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, faz uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843. Também fazem parte da programação palestras e oficinas. Regina fará parte da mesa redonda que vai tratar do “Panorama Nacional da Cultura Afro Brasileira”, no último dia do evento, no Charitas, às 19h. Também participará da mesa o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira. 


O evento também terá a palestra “Contribuição do negro na construção dos pilares da cultura”, na terça-feira (21), no Charitas, às 19h. O palestrante convidado é o ator e diretor Jorge Coutinho.  Em seguida, tem outra palestra com o tema “Teixeira e Sousa: a sensibilidade política e social sobre o seu tempo”, ministrada pelo jornalista e cientista social José Correia.


Na quarta (22) haverá mesa redonda na Universidade Estácio de Sá, às 19h. O tema “Teixeira e Sousa – Protagonismo Afrodescendente no Brasil” será debatido pelos professores Tiago Reis, Paulo Cotias e Flavia de Jesus. Na quinta (23), ainda na universidade, tem a oficina “Manifestações e Organizações da Cultura Popular”, de 9h às 12h, e a oficina “Formação de Agentes Culturais Jovens”, ministrada pelo acadêmico Manoel Joaquim, de 15h às 18h.  


Ainda na quinta será realizada a mesa redonda “Nós e o samba”, no Charitas, às 18h30. Estarão presentes o presidente da Portela, Luiz Carlos Magalhães, a doutora em filosofia Helena Theodoro, o secretário de Cultura Ricardo Machado, e o pesquisador do samba cabo-friense João Felix. Na sexta (24), no sábado (25) e no domingo (26), tem “Oficina nacional tecendo o protagonismo e empedramento das mulheres quilombolas”, no Quilombo Maria Joaquina, a partir das 9h. 


Na segunda (27), às 20h, terá mesa redonda para discutir o tema “Ações e perspectivas do patrimônio material e imaterial de Cabo Frio”. Vão participar Manoel Vieira - INEPAC; Laudessi Torquato - IPHAN; Cristina Ventura - IMUPAC; a vice presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão, Drª Margareth Ferreira; o escritor José Correia; o supervisor adjunto da Igualdade Racial da Prefeitura Manoel Justino e Jaqueline Brum.


Encerrando as atividades na terça (28) a oficina “Prática pedagógica sobre a história geral da África da escola”, às 10h, na Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, e a mesa redonda de especialistas na temática “Os escritores negros e o contexto da Literatura Afro Brasileira”, no Charitas, às 20h. Irão participar a doutora Conceição Evaristo; o professor e escritor Eduardo de Assis; e a escritora Eliane Alves dos Santos Cruz.

Postar um comentário

 
Top