Para reduzir a demanda de assistência ao pós operatório no Município cabista, o Governo de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou a chegada de um aparelho de videolaparoscopia para diagnóstico e operação em vídeo. O equipamento foi instalado na manhã desta sexta-feira (03) e está em ajustes finais para começar a atender pacientes, diminuindo a espera de meses pelo início de cirurgias e tratamentos.

O aparelho é fundamental para enfermos que necessitam do uso de vídeo, vesícula e retira de material para biópsias. O paciente terá um pós operatório mais rápido e ágil para liberação de leitos. O procedimento é todo financiado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.O Hospital Geral de Arraial do Cabo é o único da cidade e a Nova Gestão vem preparando a Unidade para se tornar referência recebendo uma revitalização estrutural que não acontecia há anos.

“Na medida que você faz uma cirurgia convencional, que leva em torno de 5 dias para o paciente ir para casa, nesse mesmo período fazemos 5 cirurgias. O exame para qualquer tipo de câncer é mais preciso quando feito uma biópsia com amostra do material. Fazendo de forma mais rápida a coleta desse material, acelera todos os procedimentos sequencias de tratamento ao câncer”, disse, Dr. Maurício dos Anjos, diretor ambulatorial do Hospital.

Atualmente, o Hospital já oferece cirurgias, mas agora conseguirá diminuir risco de infecções e proporcionar uma recuperação melhor ao paciente, que ficava de 4 à 5 dias internados, reduzindo para 1 ou no mesmo dia da operação. 

“Temos uma equipe que estará a frente do uso do aparelho. Vamos iniciar uma identificação dos pacientes que necessitam do uso e começar a utilizar mais essa conquista”, disse, Dr.ª Tânia Lowen, diretora administrativa do Hospital.

Texto: ASCOM/PMAC

Postar um comentário

 
Top