A Praia do Peró, em Cabo Frio, poderá ter em breve um corretor verde, formado por ipomeas, que são plantas de restinga que fixam à areia e a impedem de chegar ao asfalto em dias de ventos fortes. Durante o Carnaval, foi feito o plantio de uma nova área do corredor, em frente ao Hotel Paradiso Peró, que será inaugurado em breve.

O plantio das mudas foi feito por voluntários dos movimentos Ondas do Peró e Amigos do Peró e contou com o apoio dos quiosques Peixe Dourado e Pampo’s. As mudas foram retiradas do jardim já consolidado, junto ao quiosque Peixe Dourado. Nos últimos meses, o trecho em frente ao hotel foi o único da área urbana do Peró que não teve acúmulo de areia por causa das ipomeas.

"Seria ideal que o hotel financiasse a construção de uma passarela de madeira para permitira união dos dois jardins. A intenção é que o corredor verde seja formado ao longo de toda a área urbana do Peró. É fundamental, contudo, a participação dos quiosques" – apelou Marcelo Valente, do Ondas do Peró, que foi o pioneiro no plantio das ipomeas.

As boas condições ambientais e acessibilidade são requisitos para que a Praia do Peró conquiste a Bandeira Azul, título internacional de qualidade de praias. O coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Eduardo Pimenta, prometeu apoiar o projeto do corredor de ipomeas.

 

Os ambientalistas estão pedindo ao município que, passado o Carnaval, providenciem a recuperação do sistema de esgotos dos quiosques (o atual está saturado) e que recupere os jardins do calçadão. Pedem também um melhor tratamento paisagístico para o balneário, com poda de árvores, retirada de espécies exóticas e plantio nas calçadas e praças de árvores típicas da região. A praia está ganhando novas lixeiras, feitas com material reciclado, feitas pela Secretaria de Turismo de Cabo Frio.

Postar um comentário

  1. Praia do Peró é tão linda que merece ser bem estruturada e cuidada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Cabo Frio merece muito mais. Peró está indo no caminho certo.

    ResponderExcluir

 
Top